Para muitos, a hora de escolher os pisos que irão compor os ambientes do lar é um dos momentos mais importantes de uma reforma ou construção, até porque a escolha feita de maneira incorreta pode atrapalhar a harmonia da decoração e ainda trazer muita dor de cabeça com o tempo, exigindo variadas manutenções ou até uma troca de piso. Por esse motivo, é preciso ficar atento a essa escolha, ainda mais se você desfruta da companhia de algum pet companheirinho na família.
A segurança dos animaizinhos dentro de casa é um ponto importantíssimo para se pensar na hora dessa decisão, e também é preciso lembrar que sujeiras e arranhões podem ser muito mais comuns com esse “membro” da família, outro fator essencial para considerar. Assim, fazer a escolha de um piso que seja seguro para seu pet, prático na limpeza e manutenção e ainda com uma boa e longa duração, sempre mantendo a qualidade e estética, é essencial para o conforto de todos no lar.
A seguir, vamos esclarecer algumas coisas que você precisa saber para não errar na escolha!
Primeiramente é necessário ficar longe dos pisos lisos e escorregadios, que precisam de cera e que são mais sensíveis à arranhões e líquidos. Em outras palavras, prefira aqueles materiais resistentes e antiderrapantes. E se você está se perguntando agora qual o piso PERFEITO para quem tem pet em casa, a nossa resposta é: depende. A sua necessidade e preferência pode ser diferente de outras famílias com pets, por isso é preciso analisar algumas variantes sobre o animalzinho antes de pular em qualquer resposta pronta, como:
- O pet é de pequeno, médio ou grande porte?
- Ele é adestrado ou não?
- O animalzinho é quietinho ou mais bagunceiro?
- Ele tem acesso à casa toda ou apenas alguns ambientes?
- O pet solta muito pêlo e faz muita sujeira?
Ah, mas existe sim um piso mais indicado para essa escolha: o Vinílico. Porém, vamos juntos analisar essa e algumas outras opções para você conseguir escolher o que melhor se encaixa para você e seu pet!
VINÍLICOS
Esse tipo de piso é o queridinho dos que possuem pet em casa, e se encaixa nas mais variadas necessidades para diversas espécies e tamanhos de animais, mesmo que sejam bastante bagunceiros. É mais indicado para áreas internas, e suas características são parecidas com as do piso laminado, com uma ótima resistência, durabilidade e podendo ser até mais resistente à água e líquidos. Ainda, o piso vinílico também tem uma fácil manutenção, é atérmico, pode ser instalado sobre outros tipos de piso e retirado facilmente, sem danos ou muita sujeira, com opções de encaixe sem cola (perfeito para quem vive de aluguel e não pode fazer grandes reformas no lar).
Outra grande vantagem desse tipo de piso é seu conforto acústico: ele não ecoa barulhos indesejados, sendo muito indicado para apartamentos, assim você não incomoda o vizinho de baixo. Além disso, eles não retém cheiro e ainda evitam escorregões por possuírem texturas diferenciadas, e alguns até podem dispor de camadas especiais para evitar arranhões e riscos, aumentando a durabilidade do material.
PORCELANATOS
Os porcelanatos também são uma das melhores opções para quem deseja um visual moderno e personalizado, mas não abre mão do conforto e da segurança do seu pet. Possuindo uma enorme variedade de tipos, cores, estilos e formas, o porcelanato ainda combina a estética com a resistência. Assim, ele é super indicado para as famílias que têm animais de grande porte e que são mais bagunceiros ou não estão tão acostumados a fazer suas necessidades apenas do lado de fora, pois esse piso aguenta lavagens constantes e também as brincadeiras mais “brutas”, sendo um material mais difícil de riscar.
Ainda, alguns porcelanatos podem ter uma versão mais “especial”, sendo antiderrapantes, ou você pode também optar pelo acetinado e retificado – isso evita escorregões e acúmulo de sujeira. Ele é ótimo para áreas internas por manter o visual por mais tempo que outros pisos menos duráveis, mas também se encaixa bem em áreas externas. Além disso, o porcelanato possui outra grande vantagem: ele é menos poroso, ou seja, possui menor absorção de líquidos e acaba sendo mais difícil de manchar. Ah, outra dica é optar pelos porcelanatos cimentícios, pois além de serem modernos e personalizarem o ambiente, são ótimos para disfarçar a sujeira e principalmente os pelos que caem do seu animalzinho.
LAMINADOS
Os pisos laminados também podem ser uma ótima opção para quem tem pets, pois não acumulam sujeira facilmente e deixam o ambiente mais quente e aconchegante para a família e para seus animaizinhos. Porém, por serem sofisticados e menos resistentes à água e arranhões, são mais indicados para aquelas famílias com animais mais quietinhos e comportados, e que estão mais acostumados a fazer suas necessidades no lugar certo. É um piso de fácil instalação e também é prático na limpeza.
Viu? Até que não é complicado escolher o piso ideal para seu cantinho, né? Agora aproveita pra dar uma olhadinha nas inúmeras opções de pisos e diversas coisas que temos em nosso site.
Deixe um comentário