O banho é um dos momentos mais esperados e importantes do dia, sendo uma hora de relaxar e renovar as energias, e até de cantar, né. E para o banho ser perfeito, é preciso saber escolher bem o chuveiro ou a ducha que irá compor o banheiro, porém muitas pessoas ainda não sabem diferenciar esses dois itens e fazer uma escolha bem informada. Mas então, qual a diferença entre chuveiro e ducha?
Sobretudo, a grande e mais importante característica que diferencia esses dois itens é a forma em que a água é aquecida: o chuveiro possui um aparelho próprio para o aquecimento da água (resistência), e a ducha precisa de um aquecedor à gás externo. Logo, isso faz com que surjam outras divergências e iremos explicar as principais características de cada um pra você saber diferenciar melhor e conseguir fazer uma escolha mais consciente da melhor opção.
Por ter uma queda d’àgua vertical e possuir uma resistência que a aquece imediatamente, o chuveiro contém uma vazão de água menor, resultando em pouca pressurização e grande economia de água, mas acaba possuindo um pequeno porém: pelo esforço do aquecimento imediato, o chuveiro acaba gastando mais energia elétrica.
Ademais, outro ponto que pode influenciar na sua preferência é o preço: os chuveiros tendem a ter valores mais acessíveis por serem fabricados com materiais isolantes, que possuem um custo menor no mercado.
A ducha pode ter quedas d’água em ângulos diferentes, dependendo de seu modelo e forma de instalação, e também não dispõem de fiação elétrica por possuir o aquecedor externo, demorando mais no aquecimento. Isso acaba fazendo com que ela gaste uma maior quantidade de água (principalmente aquela água mais gelada que sai na hora que ligamos e esperamos esquentar), mas economize muito mais energia elétrica por ter o aquecimento à gás.
Ainda, a ducha é conhecida por ter uma maior pressão de água, que aumenta de acordo com a distância da caixa d’água – quanto maior a distância, maior a pressão.
Qual a melhor opção?
Essa pergunta pode ter diferentes respostas de acordo com sua preferência e bolso. Recomendamos analisar as características de cada um e pesar as vantagens e desvantagens (principalmente quando se trata de economia de água ou luz) e escolher de acordo com sua preferência. Ah, outro ponto importante que pode influenciar em sua escolha é a pressurização da água. Muitas pessoas preferem a pressão do jato de água maior e optam por duchas (uma recomendação comum), mas atualmente já existem alguns chuveiros que possuem pressurizadores internos que ajudam a aumentar os jatos de água e também há a opção de comprar e instalar um pressurizador em seu chuveiro.
Dessa forma, podemos ver que a escolha depende de algumas variáveis e de sua preferência. Se você se interessa em conferir diversas opções de chuveiros e duchas, acesse nosso site https://www.revestacabamentos.com.br/. E fica de olho que semana que vem tem mais dicas aqui em nosso Blog!
Nossas redes sociais:
Instagram: @revestacabamentos
Facebook: https://www.facebook.com/lojarevestacabamentos
Confira em nossa loja!
Deixe um comentário