Escolher o acabamento de registro certo é uma missão um pouco mais exigente e importante do que pode parecer à primeira vista. Isso porque a busca do modelo ideal para seus lavabos, banheiros, copas e cozinhas envolve mais que a estética desejada — elemento muito importante por si só — ao considerar, também, a funcionalidade e os melhores materiais para cada contexto.
Considerando toda essa importância, o blog da Revest Acabamentos te apresenta um post exclusivo sobre acabamentos de registro. Siga conosco para aprender por aqui as definições-base, o que considerar na sua escolha do tipo de registro para o seu projeto.
Boa leitura!
O que são acabamentos de registros?
Os acabamentos para registros são componentes cruciais do uso de torneiras, uma vez que são responsáveis por auxiliar na abertura, fechamento e controle de fluxo da água.
Sobre a abertura da água, aliás, é possível classificar os acabamentos de registro em 3 tipos, sendo:
- Os de pressão capazes de proporcionar o ajuste fino do fluxo;
- Os registros de gaveta indicados para abrir e fechar rapidamente mantendo fluxo único;
- Os acabamentos universais, que atendem perfeitamente qualquer tipo de registro.
Visando promover uma pegada anatômica para aumentar ou reduzir a saída da água conforme necessário, os acabamentos de registro apresentam formas variadas, mas práticas e tradicionais — indo dos acabamentos cúbicos, cilíndricos e das alavancas até a clássica versão com 4 hastes em formato de cruz.
Quais são os tipos de acabamentos de registro?
É possível destacar as variedades de acabamentos de registro a partir dos tipos de materiais em que eles são estruturados. Cada uma das opções visa atender diferentes demandas estéticas, mas ainda podem apresentar aplicações práticas de uso e manutenção do componente.
1. Acabamentos cromados
Começando pela versão mais tradicional, os acabamentos de registro cromados. Estruturados em aço inox e tratados para destacar o brilho metálico característico, eles reúnem uma estética moderna com resistência para uso diário por muitos anos e, ainda por cima, boa resistência à oxidação — fator crucial considerando seu contato constante com altos níveis de umidade.
2. Acabamentos de plástico
Outro tipo extremamente tradicional é o que reúne os acabamentos de registro de plástico. Leves, práticos, acessíveis e duradouros, as alternativas plásticas também apresentam bom potencial de uso e resistência à oxidação.
Outro diferencial fica por conta da variedade de cores e detalhes que podem ser implementados nesses acabamentos de registro, fazendo com que eles possam adicionar elementos estéticos importantes ao visual que se deseja promover no ambiente.
3. Acabamentos especiais
Por fim, mas definitivamente não menos importantes, existem os chamados acabamentos especiais. Aqui podem ser classificados os modelos que mesclam diferentes matérias-primas — indo além do plástico e do metal tradicional — enquanto apostam também em formas mais elaboradas. Portanto, elas são produzidas pensando muito na decoração dos ambientes em questão.
Como escolher o acabamento de registro certo para cada ambiente?
A escolha do acabamento de registro para cada ambiente passa diretamente pelo contexto de uso onde o item será inserido e exigido. Indo além, há todo o potencial estético a ser explorado sempre que possível.
Acabamentos para lavabos e banheiros
Os banheiros são espaços de intimidade, em que apesar do conforto e usabilidade ser o conceito principal, contar com uma estética aconchegante auxilia na criação do ambiente propício para a higiene básica e demais cuidados pessoais.
Por mais que toda a torneira vá ter contato com a água, o contexto sobretudo de banheiros com chuveiros aquecidos podem ser ainda mais expostos à umidade por conta do vapor. Pensando nisso, tornam-se indispensáveis elementos que mesclem uma estética elaborada com a devida resistência à ferrugem.
Aproveite o momento para conhecer o guia completo de como escolher metais sanitários!
Acabamentos para cozinha e área externa
Pensando nos contextos de alta exigência propostos pelas cozinhas e ambientes externos — como as famosas áreas gourmets —, a base desse processo de escolha está na preferência pelo aço inox cromado para oferecer tudo o que você precisar.
Isso porque além do inox também apresentar boa resistência a corrosão promovida pela umidade, ele também é facilmente higienizado, garantido que a superfície de contato com os alimentos esteja o mais limpa possível.
Dicas de manutenção dos acabamentos de registro
Para te ajudar ainda mais e garantir que o acabamento de registro escolhido cumpra sua função com qualidade pelo maior tempo possível, te oferecemos algumas dicas de cuidados e manutenções com o acabamento do registro:
- Faça sempre que possível a limpeza cuidadosa do acabamento de registro, evitando que sujeiras acumuladas estraguem a estética e o funcionamento da estrutura;
- Preste atenção ao abrir e fechar o registro se há algum tipo de “travamento”, ajustando o encaixe da peça ou mesmo aplicando desengripantes para evitar que você precise forçar o acabamento e quebrar a estrutura;
- Fique sempre de olho em possíveis vazamentos, atentando-se sempre ao encaixe da peça no registro. Caso tudo esteja bem instalado e o problema persista, conte com auxílio profissional para impedir que o problema persista e traga danos mais consideráveis.
Esperamos que você tenha gostado de mais um post do blog da Revest, o seu guia principal de organização, estruturação e decoração dos ambientes. Por aqui, você pôde conferir o que é um acabamento para registro, sua funcionalidade, principais características, aplicações junto às torneiras de banheiros, lavabos, cozinhas e áreas externas além de dicas para a boa manutenção do componente.
Te convidamos para seguir em nossas páginas e encontrar ainda mais alternativas para levar a estética, conforto e funcionalidade dos cômodos da sua casa ao próximo nível. Conheça mais sobre os porcelanatos de madeira e a elegância que nunca sai de moda e saiba como aproveitar ao máximo em seus projetos!
Quer uma dica extra? Confira os acabamentos de registro da Levo! Você não vai se arrepender.
Deixe um comentário