Ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros, as plantas garantem um charme a mais aos ambientes. E quem se rendeu ao frescor dessas moradoras cheias de vida, faz questão que tenha pelo menos uma em cada canto de casa, até nos banheiros! Inclusive, é muito comum encontrarmos elas nos projetos de reformas ou decoração desses espaços, com o propósito de oferecer mais vitalidade e personalidade ao cômodo.
Você nunca tinha pensado em decorar o banheiro com plantinhas? Pois sabia que, além da beleza, elas tem o poder de melhorar a qualidade do ar, reduzir a umidade, ajudar na eliminação de bactérias e perfumar levemente o ambiente com seus aromas naturais.
Por ser um espaço que normalmente possui muita umidade e pouca luz, é importante optar por espécies que gostem de sombra ou meia sombra e que suportem as variações bruscas de temperatura. E para te ajudar nessa escolha, trouxemos algumas sugestões fáceis de encontrar e de cuidar também.
Espada-de-São-Jorge
Uma das melhores opções para banheiros com janela, é a Espada-de-São-Jorge (também chamada Espada-de-Santa-Bárbara ou Espada-de-Iansã). Ela cresce na vertical, pode ser plantada em vasos grandes ou pequenos, se adapta a ambientes quentes e úmidos, e é adepta de luz natural indireta.
Uma dica é posicioná-la em vasos médios em cantos menores, entre sanitários e box, por exemplo.
Espada-de-São-Jorge (foto: reprodução Pinterest)
Jibóia
Uma espécie muito amada pelas pessoas que gostam de plantas pendentes é a jibóia, que tem como característica marcante suas folhas verdes com manchas amarelas.
Ela sobrevive muito bem em ambientes internos e à meia luz, além de poder ser mantida no método hidropônico, ou seja, mergulhada em um pequeno recipiente com água sem a necessidade da terra, mas não esqueça de trocar a água e higienizar o vaso frequentemente, ok?
Em vasos de vidro próximo a cubas e lavatórios, elas ficam incríveis.
Jiboia (foto: reprodução Pinterest)
Zamioculcas
Esse exemplar também é uma ótima escolha, pois além de ser muito simples de cuidar, ela não precisa de muita luz e se adapta bem em banheiros mais escuros. Alguns supersticiosos dizem ainda que a zamioculca é uma planta protetora que absorve e elimina a energia negativa.
Pode complementar muito bem espaços mais vazios, como áreas próximas a suportes ou outros acessórios.
Zamioculcas (foto: reprodução Pinterest)
Cacto
Muito indicado para banheiros com grande entrada de luz, o cacto pode ser encontrado em diversos tamanhos e formatos, e distribuído por todo o ambiente, como por exemplo, em vasos pequenos para decorar cubas de semi encaixe.
Por não suportar água em excesso, muitas vezes a umidade do banheiro já é suficiente para sua sobrevivência, porém é bom ficar de olho e agendar pelo menos uma rega por mês.
Cacto (foto: reprodução Pinterest)
Bromélia
As bromélias amam climas quentes e úmidos, característica que faz delas ótimas opções para se ter em banheiros. Por ser uma planta mais tropical, é necessário manter o solo sempre úmido, mas cuidado com excesso de água para que ela não apodreça.
Uma boa dica é colocá-la em um local mais claro, para que suas cores marcantes se destaquem no ambiente. Pode ser posicionada próxima a ralos, por precisar ser regada com mais frequência ou até mesmo para tampar os que chamam mais atenção.
Bromélias (foto: reprodução Pinterest)
Avenca
A Avenca é uma planta que pode ser cultivada em luz difusa e que gosta bastante de umidade, sendo necessário pelo menos três regas por semana. Ela prefere ambientes com temperaturas médias a altas, por isso é perfeita para ser posicionada próximo a duchas ou chuveiros.
Avenca (foto: reprodução Pinterest)
Escolhendo as espécies corretas não tem erro, você poderá ter um ambiente cheio de vida e beleza natural dentro de casa. Mas atenção, se o seu banheiro não tiver circulação de ar e luz natural, será mais difícil manter plantas bonitas e saudáveis no espaço.
Agora, para deixar seu banheiro ainda mais incrível e aconchegante, visite nossa loja online e confira as novidades e ofertas para transformar seu banheiro.
Deixe um comentário