Está prestes a embarcar em uma construção ou reforma em casa? Então, saiba que a escolha do piso é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. Além de ser essencial na decoração dos ambientes, esse revestimento influencia diretamente no conforto, na segurança e na funcionalidade da nossa rotina.
Entretanto, com tantas opções disponíveis no mercado, selecionar o modelo ideal pode ser desafiador. Pensando em ajudar você nessa missão, preparamos um artigo completo com os pisos mais utilizados em residências, elencando as suas características e as indicações de aplicação.
Boa leitura!
Qual o melhor tipo de piso?
A verdade é que não existe um tipo de material universalmente indicado para todas as situações. O revestimento deve ser escolhido conforme as necessidades de uso, em harmonia com as preferências estéticas.
Verificar a classificação de resistência é o ponto de partida para determinar a área onde será instalado. Esta medida indica a capacidade do material de suportar o desgaste causado por tráfego, abrasão, riscos e outros tipos de danos, assegurando a qualidade da sua aparência ao longo do tempo.
Principais indicações para diferentes ambientes
Seja para criar um estilo acolhedor e elegante nos quartos, garantir durabilidade nas áreas externas ou, ainda, proporcionar praticidade e higiene em cozinhas e banheiros, priorizar um piso adequado pode fazer toda a diferença na rotina e no bolso.
Cada cômodo exige um material específico. Aqui estão as opções mais indicadas para revestir espaços:
- Área interna (salas, quartos, escritórios e corredores)
Laminado: recomendado para lugares sem a presença de umidade, com tonalidades semelhantes à madeira natural, sendo mais acessível. É fácil de instalar, prático para limpar e não risca com facilidade.
Vinílico: durável e não absorve água, com grande capacidade de absorção de impacto e ruído, proporciona maior conforto acústico e térmico ao caminhar. Possui instalação e manutenção simples de realizar.
- Área externa (varandas, jardins, piscinas, churrasqueiras e garagens)
Pedra natural – granito, mármore, granilite: conhecida por sua vida útil longa, é capaz de suportar condições climáticas adversas, com baixo índice de desgaste. Quando texturizado, torna-se impermeável.
Piso intertravado – bloquetes de concreto: peças pré-moldadas de concreto, que se encaixam umas às outras, criando uma superfície firme e permeável.
- Banheiro e cozinha
Porcelanato: com baixa porosidade em sua superfície, é altamente resistente e durável, mesmo em ambientes de alto tráfego. Suas cores, estampas e texturas diversas integram a decoração com efeitos sofisticados.
Cerâmica: disponível em uma ampla variedade de formatos e texturas, é uma opção mais acessível em comparação ao porcelanato. Realizar a limpeza nesse material é simples, pois não mancha. Quando bem cuidado, costuma manter sua integridade por bastante tempo.
E se a obra for em apartamento?
Assim como em casas, na hora de escolher o revestimento ideal para apartamentos, é fundamental considerar diversos fatores, como praticidade, conservação e necessidades dos moradores, sem deixar a estética de lado.
Entre as opções mais recomendadas, destacam-se o porcelanato, pela sua alta durabilidade; e os pisos vinílico e laminado, por serem fáceis de limpar e aconchegantes, além de contribuírem para um isolamento acústico eficiente.
Os melhores pisos estão na Revest
Fale com a nossa equipe especializada para tirar dúvidas, receber indicações e encontrar produtos de alta qualidade para deixar a sua construção ou reforma do jeitinho que você sempre sonhou.
Confira em nossa loja!
Hey there, I love all the points you made on that topic. There is definitely a great deal to know about this subject, and with that said, feel free to visit my blog Article Home to learn more about SEO.